Cultura
Inglaterra
Lazer:
Um dos grandes hábitos dos ingleses é beber após o expediente em pubs e conversar por horas ou assistir esportes no qual o país e todo apaixonado, como rugby, golfe e principalmente por futebol. A Inglaterra em uma longa história e a mistura desse aspecto com a modernidade é bem visível. Há muitos museus para conhecer em todas as cidades da Inglaterra e diversos prédios com uma arquitetura que mais parece uma obra de arte.
Além disso, nos dias de sol, fazer um piquenique nos parques ou nos jardins é um passeio típico de lá. Os parques ficam lotados quando está calor e, nessa época, há também muitas atrações na rua, como feirinhas gratuitas de comida e de produtos diferentes.
Gastronomia:
O principal prato dos ingleses é o Fish and Chips, que nada mais é do que peixe empanado e frito com batata frita. Você irá encontrar em todo lugar, servido no prato ou enrolado em jornal.
O segundo prato típico de lá é o Bangers and Mash, composto por salsicha e purê de batata. O que varia de um restaurante para outro é o tempero da salsicha e talvez o acompanhamento, mas geralmente é um molho de cebola.
O café da manhã característica marcante da Inglaterra é composto por ovos, feijão, salsicha, torradas, cogumelos e batata.
A tradição do chá das cinco realmente existe no país, eles vêm acompanhados por croissants, doces e bolos. Os scones, biscoitinhos com geleias ou manteiga, também são bem tradicionais.
Literatura e Musica:
Poderíamos escrever até amanhã sobre artistas famosos que impressionaram o mundo e nasceram na Inglaterra. Porém, alguns merecem menção especial, como o cientista Charles Darwin, o autor Shakespeare e a autora J. K. Rowling. Musicalmente, os britânicos também não decepcionam. O país é o lar de várias bandas de rock como The Beatles, Queen, The Rolling Stones, Pink Floyd e outras cantoras como a famosa Adele.
País de Gales
Arte:
O País de Gales desfruta de uma tradição secular de folclore, poesia, música e intelectualismo. A cultura é bastante distinta de outras partes das Ilhas Britânicas. Ao vir visitar no País de Gales, os visitantes poderão explorar tradições, idiomas e heranças - incluindo os famosos castelos do País de Gales, dos quais existem mais de 600. A arte galesa está em toda parte.
É algo que pode ser visto em uma apresentação da Welsh National Opera, durante a preparação pré-jogo para um jogo de rugby das Seis Nações no Estádio do Principado de Cardiff, ou em um dos vibrantes festivais de música e artes.
O esporte é extremamente importante na cultura galesa, especialmente a união do rugby e o futebol. Três times de futebol jogam na Liga Inglesa de Futebol. O Cardiff FC e o Swansea FC jogaram na PremierLeague.
Gastronomia:
As refeições tradicionais incluem peixe e batatas fritas, Welsh rarebit (queijo temperado derretido derramado sobre pão torrado), Laverbread (algas marinhas, tradicionalmente servido no café da manhã com um pouco de bacon), cawl (uma sopa de carne), Welsh cakes (um biscoito que é como bolo), bara brith (pão de frutas condimentadas), bem como a salsicha Glamorgan (uma salsicha vegetariana feita de queijo).
Nos tempos modernos, estes são apreciados ao lado de novos favoritos da Índia, América e China, como frango tikka masala, hambúrgueres e chow mein.
Figuras Notaveis:
Irã
Vestuário:
Provavelmente um dos maiores choques culturais, especialmente para mulheres. Faça chuva ou faça sol, o uso do véu cobrindo a cabeça é obrigatório. Algumas famílias mais religiosas preferem que suas mulheres mantenham a cabeça coberta mesmo em casa, especialmente na presença de outros homens. Caso seja convidada a entrar em um lar iraniano (o que é bem comum sob a ótica da hospitalidade persa), é de bom tom manter o costume, a menos que seja expressamente dito o contrário.
E não para por aí: além do véu, é exigido que mulheres cubram os braços e pernas, evitando roupas muito justas que revelem as curvas do corpo. Apesar das restrições, isso não significa que não haja senso estético no Irã. Pelo contrário, as mulheres iranianas prezam pelo fashion e capricham nas cores e tecidos. Até mesmo calças legging são aceitáveis, desde que devidamente cobertas atrás por uma peça superior mais longa.
Homens também precisam se adequar ao dress code iraniano: o uso de shorts e bermudas não é aconselhável e atrairá atenção indesejada. Camisas regatas estão fora de cogitação, apesar de o uso de camisetas com os antebraços à mostra ser aceitável.Álcool e Vida noturna:
Bebidas alcoólicas são banidas no Irã. Cervejas são facilmente encontradas em mercados e restaurantes, mas todas possuem 0,0% de teor alcoólico. Algumas minorias étnicas produzem suas próprias bebidas em casa, especialmente vinho, mas não possuem autorização para comercializá-las.
Em um país onde até o ato de dançar ainda é visto com maus olhos pelo governo, não espere encontrar bares ou baladas. Mesmo assim, ser convidado para "festas clandestinas" é bem comum. Por festa, entenda-se um encontro de amigos, geralmente na casa de alguém, com comes e bebes à disposição, onde homens e mulheres compartilham o mesmo espaço sem restrições no vestuário.
Segurança:
Incidentes de segurança no Irã são extremamente raros. O país possui penas severas e rigor no cumprimento das leis; até mesmo pequenos delitos, como furtos e golpes, são praticamente inexistentes. Caminhar pelas cidades à noite é seguro, inclusive para mulheres desacompanhadas. Apenas mantenha precauções básicas, como em qualquer lugar.
Sua maior preocupação deve ser com o trânsito, caótico nas grandes cidades. Atravessar as ruas exige cautela, já que os sinais dificilmente são respeitados pelos motoristas. Vale lembrar que a última guerra em que o país esteve envolvido terminou em 1988. Demais conflitos vêm sendo resolvidos de forma diplomática.
Estados Unidos
Patriotismo:
Os americanos tem muito orgulho de sua pátria. É comum vermos em filmes e séries bandeiras dos EUA na porta das casas. O feriado mais importante para eles é o 4 de Julho, que eles comemoram o dia da independência do país.
Musica e Arte:
Os Estados Unidos são o segundo maior mercado musical do mundo, perdendo apenas para a Inglaterra. Suas músicas vão desde o pop até R&B. A arte é uma parte enorme da cultura americana e pode ter várias formas: teatro, dança, cinema. É o berço da Broadway, uma rua cheia de teatros e casas de shows por onde passam fantásticas e renomadas produções teatrais.
Culinária:
A culinária dos EUA é diferente do que estamos acostumados a ver. No café da manhã não tem frutas ou suco. Lá é comum comerem ovos, bacon e panquecas no café. O café da manhã nos EUA tem mais “sustância”, pelo fato dos americanos comerem refeições menores no almoço, como um lanche.
Pontualidade:
Os americanos são extremamente pontuais, principalmente com os compromissos profissionais. Não gostam de chegar atrasados nos lugares.
Consumismo:
Nos Estados Unidos tudo é produzido em grande quantidade, por isso, o consumismo faz parte da vida dos americanos. Quando as coisas ficam gastas, ou tem promoção de algum móvel, eles simplesmente jogam fora e compram novas. Assim, é comum encontrar objetos bons no lixo de lá.
Hallowenn:
É uma festa tradicional americana. Tem grande influência no comércio americano e seus costumes e tradições estão presentes no país inteiro.
Comentários
Postar um comentário